03/11/2012

Xbox 360: Nova Atualização


Nova dashboard Xbox Live

Na última terça-feira (23), a Microsoft finalmente disponibilizou a nova atualização de dashboard do Xbox para nós, brasileiros. As novidades vão além de um visual bonito. Com a recente inserção do Windows 8 no mercado, a empresa está elevando cada vez mais o nível de interatividade de seu console, aplicando elementos do novo sistema operacional, como a facilidade de navegação, por exemplo. 
Num primeiro lance, ao vermos a cara da interface, parece que é mais do mesmo e nada mudou, mas ao entrarmos nas funcionalidades, notamos algumas mudanças relevantes, como a extinção das redes sociais da seção de aplicativos. Realmente não existe mais a possibilidade de entrarmos no sistema e navegarmos por esses sites, a não ser através do novíssimo Internet Explorer, que foi totalmente reformulado. Como o navegador sofre com uma fama nem um pouco amistosa, limar as redes sociais foi uma das estratégias encontradas para incentivar o seu uso.
É possível agora navegar por sites diversos sem precisar levantar do sofá, e essa comodidade vem somada a várias outras coisas. O Xbox Music, que será comentado um pouco mais abaixo, é o melhor exemplo que concretiza o trabalho sério da Microsoft de levar sua plataforma atual para um outro nível. 


DASHBOARD 1
Jogos
Num contexto geral, muita coisa continuou parecida, mas dá para perceber que o console já está tomando a forma do novo Windows. Na parte inicial, só aumentou o número de quadros com opções. Pulando as etapas, é possível ver que os jogos sociais estão cada vez mais aparentes também para download. 
As demos, no entanto, ganharam um destaque menor, e nesse caso você realmente precisa navegar na loja de games para conseguir se aprofundar na sua procura. Mas está tudo muito bem distribuído: os games de destaque, os arcades, os títulos sob demanda, os complementos (DLCs e packs especiais), demos e material extra. Tudo bem organizado para não ter erro de pesquisa. 
Aplicativos 
Como dito, você não irá mais encontrar o Facebook e nem o Twitter disponíveis, em compensação o Netflix continua lá como destaque ao lado do IE. 
Sobre o novo browser, pode-se dizer que ele está realmente prático. Você usa o joystick como cursor para entrar nos sites que deseja. Lá, é possível favoritar suas páginas como no computador, sendo algumas delas pré-programadas. Em um todo, é plausível usar o navegador, que consegue ser uma ferramenta rápida e espontânea, com botões específicos que facilitam o tráfego de informações. Até o que foi possível sentir, não existe dor de cabeça na hora de navegar e, finalmente, o IE está usual.
Na conta americana existem algumas diferenças de aplicativos principais, mas aqui no Brasil ficamos com o YouTube, MLB.TV e VideoKinect.
DASHBOARD 5
Xbox Music - Supresa agradável para os amantes de música e concorrente para o iTunes
O iTunes é sim um ótimo gerenciador de arquivos multimídia, porém a Apple que fique esperta, pois sua concorrente direta está preparando algo realmente inovador com a mesma finalidade. 
O Xbox Music está aí para criar um elo ainda maior entre os usuários da plataforma. Mas a evolução do console é notória e a cada dia que passa vemos mais e mais ferramentas que auxiliam o usuário a ser mais independente. Usando o Xbox 360, tudo tende a ficar cada vez mais a mão, e o céu é o limite. 
O novo sistema de músicas do Xbox estará disponível gratuitamente, durante 30 dias, para teste, e foi fuçando em sua estrutura que deu para perceber a seriedade do negócio. Para dar aquela "xeretada" é só entrar em “Meus Aplicativos de Música”. 
Com relação às músicas, tem muita coisa legal para degustar e vários artistas para se ouvir, sob uma qualidade muito boa. Nas informações de vídeo, é possível explorar mais sobre determinado artista, como a biografia, os vídeos mais populares da carreira do cantor e seus álbuns. 
Tem bastante informação interativa. Dá pra favoritar as músicas e vídeos e trabalhar melhor com suas escolhas. 
****************
Em resumo: Ver a evolução do Xbox 360 enquanto plataforma interativa é impressionante. A Microsoft nos últimos tempos tem trabalhado quieta e não está dando muitas explicações sobre seus lançamentos. 
Sabemos que ela segue trabalhando a sete chaves com o novo console, porém, para não deixar a peteca cair e seguindo a tendência atual, ela se dispõe a continuar trazendo novidades para os usuários de seu console atual. A inserção do Win 8 e do novo Internet Explorer veio para agregar valor à nova identidade da plataforma, que trará ainda mais comodidade ao jogador. 
Será possível usufruir de novos meios de entretenimento e informação direto do sofá. A aposta por jogos sociais e conteúdos diversos para download, sejam músicas, games, DLC, filmes e programas de TV é o que fará com que a Microsoft impere no mercado gamer, que está associando o público casual cada vez mais, que serve como incentivo extra para a empresa continuar trazendo coisas boas para nós. 
DASHBOARD 3


Matéria completa: http://canaltech.com.br/analise/xbox-360/Nova-atualizacao-do-Xbox-360-Destrinchamos-o-que-ha-de-novo-na-atual-interface/#ixzz2BA1RQ9oW