31/07/2013

O Show De Truman




 Truman Burbank (Jim Carrey)  não é o filho da Beyoncé, não tem milhões de seguidores no Twiter, mas o planeta inteiro sabe sobre sua vida. Por que? Truman simplesmente é o astro do maior reallity-show do planeta. 
   Sua existência é filmada por mais de cinco mil câmeras, 24 horas por dia, sete dias na semana, dês do dia do seu nascimento, no maior estúdio do mundo, o única construção humana vista do espaço além da muralha da china.
  Pense nisso: todas as pessoas que você conhece serem atores em uma cidade falsa gigante. Loucura? Sem dúvida. Mas a real pergunta é: Até onde vão os limites da mídia? Ora, eles inventaram a morte do pai de Truman (ou o ator que ele pensa ser o seu pai) para criar um trauma de infância para impedir que Truman descubra o mundo real e para que ele viva como um E.T para o resto da sua vida. Cruel né?
  Truman só começa a desconfiar de tudo quando uma parte da iluminação do set cai - de onde ele pensa ser o céu. Aí meu amigo, começa a diversão.
  Tudo vira uma total confusão nos bastidores, sempre fazendo de tudo para que Turman não tente sair da cidade-estúdio, é muito engraçado ver a chuva cair somente sobre a cabeça dele, ou entrar juntos de repente todos os carros de maneira totalmente sincronizada. Mas também é muito triste ver como eles enganam Truman, fingindo ser seus amigos e familiares sem dar a menor importância se ele tem mesmo sentimentos ou não.
  
  Se você reparar bem, dá pra ver que parece, que na cabeça deles, Truman também é um ator, que realmente não sente tudo aquilo que está acontecendo.

  A ideia já parecia tão verossímil, que pesquisadores do Instituto de Psiquiatria de Londres descreveram um distúrbio que chamaram de "Síndrome de Truman". Os doentes acreditam que vivem num filme, enganados pelos outros "atores".
   Psiquiatras Americanos tem estudos na mesma linha - e revelaram que um paciente foi a Nova York, após o ataque de 11 de Setembro, só para confirmar que tudo não era uma grande virada de roteiro no seu reallity-show particular.